Imagine o seguinte cenário: estamos em 5.000 a.C. na Suméria, que é o berço da civilização. Os sumerianos, que eram pessoas bem à frente de seu tempo, estavam tentando resolver os problemas do dia a dia. Na tentativa de organizar o dia-a-dia, e nasce a arte de administrar!
Agora vamos para a China, em 500 a.C. As pessoas estavam percebendo que, para um império tão grande, era necessário um sistema de governo que funcionasse. Então, cria-se Constituição de Chow, com oito regulamentos e as Regras de Administração de Confúcio. Neste momento, Confúcio já estava pensando em como a organização poderia mudar tudo. Então, chegou à conclusão de que a administração não é só uma disciplina sem importância que você vê (ou não) na escola. É uma disciplina primordial. E, acredite ou não, as coisas pensadas há muito tempo atrás ainda influenciam como fazemos as coisas nos dias de hoje.
Atente-se ao seguinte ponto: antigamente, duas instituições trabalhavam muito bem no processo de organização: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.
Primeiro falaremos da Igreja: os mandantes eram tão bem organizados que, ao longo dos séculos, se tornaram a organização mais eficiente da civilização ocidental. Sua forma atraía os fiéis como imã e, mais do que isso, influenciava o comportamento das pessoas. A comunicação, a gestão e a disciplina eram feitas de outra forma. Em matéria de organização, a Igreja Católica é um – quase – caso de sucesso.
Agora vamos para as Organizações Militares. Imagine só: começando com os cavaleiros medievais – homens com armaduras brilhantes e espadas – passando pelos exércitos mercenários, até chegar na estrutura militar moderna. A evolução foi enorme. Estes homens se valiam de uma hierarquia rígida e adotaram princípios administrativos que são bem parecidos com os que as empresas usam hoje em dia.
Por fim, um ponto importante: a Revolução Industrial. No final do século XVIII, tudo começou a mudar de forma rápida. A economia, a sociedade e a política estavam em constante transformação. A Revolução Industrial trouxe máquinas, fábricas e um novo jeito de ver o trabalho. Foi então que as empresas começaram a surgir e a administração moderna se consolidou.